Seleciona o Idioma

Em reunião com secretário do Meio Ambiente de Minaçu, equipe técnica do projeto Águas Cerratenses discute iniciativas de restauração

Em reunião com secretário do Meio Ambiente de Minaçu, equipe técnica do projeto Águas Cerratenses discute iniciativas de restauração

A equipe do Projeto “Águas Cerratenses: Semear para Brotar”, executado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC) em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado de Pé, realizou recentemente uma visita à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Minaçu (GO), para discutir o desenvolvimento desta iniciativa que tem como foco restaurar, nos próximos anos, cerca de 800 hectares de Cerrado. Além de Minaçu (GO), o projeto financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, visa beneficiar produtores rurais com passivos para adequação da propriedade a partir do Código Florestal nas cidades de Cavalcante (GO), Teresina de Goiás (GO), Alto Paraíso de Goiás (GO), São João D’Aliança (GO) e Niquelândia (GO).

Coordenadora do Projeto e CEO da Semeia Cerrado, Alba Cordeiro, explica que o município de Minaçu é um dos parceiros. “Após a aprovação do projeto, fomos fazer este primeiro contato com a equipe para apresentar as metas, atividades a serem desenvolvidas e entender um pouco sobre as demandas voltadas para as áreas de restauração. Nas próximas semanas faremos visitas in loco das áreas com potenciais para restauração”, disse Alba Cordeiro.

A bióloga destaca ainda, que vários outros projetos sobre restauração ecológica foram mencionados durante o encontro. “Eles comentaram sobre outras iniciativas desenvolvidas pelo município que estão em fase de planejamento e dali surgiram algumas ideias sobre áreas que podemos atuar”, completou. O encontro contou com a participação do secretário do Meio Ambiente, Manoel Candido de Oliveira Neto.

Dentre os inúmeros benefícios socioeconômicos, o projeto Águas Cerratenses: Semear para Brotar tem como foco fortalecer a cadeia de produção de sementes nativas de base comunitária, ampliar a geração de renda nas comunidades envolvidas e buscar o envolvimento dos produtores rurais. Toda a coleta das sementes é realizada por associados pertencentes às comunidades rurais, assentados e quilombolas da Região da Chapada dos Veadeiros (GO). Ao comercializar as sementes nativas para a restauração ecológica, a RSC tem desempenhado um importante papel atuando de forma inclusiva e contribuindo para a conservação e restauração deste importante bioma.

 Sobre o Financiador:

Alinhado ao compromisso da Caixa com o desenvolvimento do Brasil, o Fundo Socioambiental CAIXA (FSA CAIXA), criado em 2010, aplica recursos da empresa para apoiar projetos e investimentos de caráter socioambiental com foco na população de baixa renda.

Compartilhe a notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn